quarta-feira, 7 de julho de 2010

Banco do Nordeste Aprova Projeto da ARCO


O Banco do Nordesde do Brasil, através do ETENE, aprovou o projeto "Produção de Carvão Ecologico de Coco Babaçu, no municipio de Meruoca. O Investimento será de R$ 38.500,00 sendo 33.000,00 do BNB e 5.500,00 da ARCO e Parceiros.

Detalhe do tambor - Tecnologia Social.
O projeto prevê a realização de atividades que serão realizadas durante 24 meses.
– Realizar 01 curso de sobre a carbonização do coco babaçu, e 01 curso sobre os impactos do extrativismo do babaçu sobre o meio ambiente e as boas práticas de manejo agroflorestal.
– Realizar 01 curso sobre a legislação de licenciamento ambiental pertinente a atividade de transformação do coco babaçu e 01 sobre a comercialização dos produtos beneficiados do babaçu. - Acompanhar os processos de licenciamento ambiental junto a SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará.
- Elaborar 01 plano de comercialização dos produtos beneficiados do babaçu, e buscar novas parcerias com instituições de ensino superior, ong´s e técnicos, visando fortalecer e inovar a cadeia produtiva.



Carbonização sendo feita em tambores metálicos de 200 litros
O município de Meruoca é um tradicional produtor da amêndoa de babaçu. Toda a produção era absorvida por uma única fabrica, cujo principal produto era o óleo da amêndoa, matéria prima para a fabricação de sabão. Com o fechamento da fabrica, a procura pela a amêndoa diminuiu, e muitos produtores abandonaram a atividade. O município contribuía com quase 5% da produção do estado, hoje está próximo de 1%

Os Babaçuais da Meruoca se encontram hoje, em sua maioria abandonados. O que tem levado diversas entidades da sociedade civil e do poder público a buscar soluções para o problema, aproveitando o potencial do babaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário